BR Login

Tudo que você precisa saber sobre o casamento civil

Casamento civil simples e barato. Foto: Eric Velado

Para quem quer casar e não tem dinheiro para grandes festas, o casamento civil é uma alternativa simples e barata. Para aquelas mulheres que não tem o sonho de se casar na igreja de branco e também não podem gastar muito, o casamento civil é a melhor alternativa. Ele é uma solução menos burocrática, rápida e acaba sendo uma reunião mais intima, pois não há como levar para o cartório um número muito grande de pessoas. O ideal é que acompanhem a cerimônia as duas testemunhas necessárias para a assinatura e validação do casamento, padrinhos e pais.

Quando o casal decide que vai casar e que a cerimônia vai ser no civil, o primeiro passo é procurar o cartório mais próximo da residência de um dos noivos para dar entrada nos papéis. É necessário levar a certidão de nascimento atualizada, o RG e também fazer o pagamento de uma taxa que depende do que for estabelecido pelo cartório da sua cidade. Depois disso, o casal terá que voltar trinta dias depois para a concretização do casamento civil.

Casamento civil: uma reunião mais intima. Foto: Rodrigo Zapico

A cerimônia é realizada por um Juiz de Paz e costuma ser muito rápida, leva entre 15 minutos e meia hora. Ele fala algumas palavras aos noivos, que depois de confirmarem a vontade de casarem-se assinam os termos e recebem a certidão de casamento.

Nesses termos deve constar o tipo de contrato a ser assinado para a divisão de bens. Podendo ser Comunhão Universal de Bens (todos os bens adquiridos antes e após o casamento pertencerão igualmente a ambos), Comunhão Parcial de Bens (serão bens comuns os que forem adquiridos apenas após o casamento) ou ainda Separação Total de Bens (os bens somente pertencerão ao titular do documento de sua aquisição).

Casamento civil é rápido e menos burocrático. Foto: Eric Velado

O traje para esse momento dispensa exageros.  Para as mulheres a roupa para o casamento civil deve ser um vestido discreto ou até mesmo um tailleur que esbanjem elegância e simplicidade. Para os homens um traje de terno e gravata é o ideal.

Vestidos simples e elegantes. Foto: Pronovias (esquerda) Frans bavieira (direita)

Por outro lado, se além do casamento civil o casal optar pelo casamento religioso, tem que ficar atento aos prazos, pois o mesmo só pode ser realizado junto com o civil ou posteriormente.

E não se esqueça, mesmo que não haja festa ou cerimônia religiosa, o casamento no civil deve ser registrado. Contratem um bom fotógrafo para que este momento simples seja guardado por toda a vida.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (25)

flavia
10 set de 2010

vou casar em novembro no civil e ñ sei o que usar..

Replay
Rosi muniz
13 abr de 2015

Meu noivo não quer por terno e sim somente uma camisa social, tem algum problema quanto a isso, o casamento será no cartorio pela manhã! Atenciosamente, Rosi Muniz

paularezende30
30 jan de 2012

Vou casar no civil em abril que roupa devo usar???

Replay
kathleen_fo_finha
7 dez de 2012

Ai q fofo!

Replay
alinealmeidas
14 jan de 2013

Gostei desse site, fala tudo que precisamos.

Replay
FRACISCAEVANGELISTA
9 jul de 2013

Como devo me vestir para cerimônia?

Replay
Paula
11 jul de 2013

Olá, obrigada pelo comentário. Seguem aqui algumas sugestões para usar na cerimônica civil: http://zankyou.terra.com.br/g/modelos-de-vestidos-brancos-para-casamento-civil

como devo me vestir para o casamento no civil
27 ago de 2015

Como devo me vestir…

ROBSONJOSE271
26 set de 2013

VOU CASAR DAQUI 30 DIAS. NO CIVIL QUE ROUPA VOU USAR?

Replay
dalila_branquinha
24 out de 2013

nossa é muito legal

Replay
dalila_branquinha
24 out de 2013

eu também vou casar um dia

Replay
ssandradesamantha
31 out de 2013

Aonde é esse cartório?

Replay
kikaveloso
5 nov de 2013

Oi, procurei em vários site e não achei, vou assinar os papeis do divorcio e queria ir vestida bem linda e discreta me de uma ideia o que devo usar !!!!!!

Replay
Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação