Trash the Dress: um ensaio para acabar com o vestido de noiva?

A cobertura fotográfica é um dos serviços mais importantes em um casamento. E vem sendo valorizada ano após ano, pois não há noiva que não queira registrar em grande estilo o casamento! Por isso, informação nunca é demais. Já publicamos artigos que podem ajudar a encontrar o profissional perfeito, ou com algumas dicas de perguntas para se fazer ao fotógrafo e até sobre ensaios clicados antes do casamento.  Agora, decidimos abrir espaço para um fotógrafo se manifestar, dando dicas de quem está do outro lado da lente.

Registro dos momentos mais importantes! Foto: Velho Jr

O fotógrafo Velho Jr atua no mercado de casamentos em Brasília há anos e é um dos mais conhecidos e requisitados, por causa do seu estilo jornalístico e seu olhar sensível. Fiz uma entrevista interessante com ele, que se especializa em um estilo chamado Trash the Dress. Trata-se de fotos espontâneas e despojadas de noivos vestidos pra casar, só que em locações diferentes e inusitadas.

ZK: Qual a principal dica que você sempre dá para as noivas antes do grande dia, em relação ao seu trabalho?
VJ: A principal dica que dou para as noivas é: Tenha empatia com os profissionais que irão fazer acontecer o dia tão especial. Confiança é a base de tudo. No final, tudo dá certo!

Noiva em ensaio "Tash the dress" - Foto: Velho Jr

ZK: Qual o momento mais emocionante de um casamento, o que sempre rende boas fotos?
VJ: Em um casamento, registramos vários momentos especiais. Os mais especiais são quando o noivo vê a entrada da noiva e a troca das alianças. Agora, o momento que rende boas fotos é a hora do buquê, claro!

ZK: Fale um pouco sobre o “Trash the Dress”. Quando você decidiu trazer esse estilo de fora, quais são as diferenças das fotos clicadas lá fora e aqui? Como funciona em Brasília?
O termo “Trash the Dress” surgiu em Las Vegas (EUA) em 2001 quando o fotógrafo John VJ: Michael Cooper decidiu reutilizar o vestido de noiva para incrementar o álbum. A ideia não é destruir o vestido, mas sim utiliza-lo em um belo e inusitado cenário para produzir fotos artísticas e diferentes. Aqui em Brasília, as imagens são produzidas, na maioria das vezes, uma semana antes do casamento. Todo cuidado é pouco para não sujar ou danificar o vestido, principalmente se o mesmo for alugado. O ensaio pode ser feito também na semana seguinte ao casamento. Neste caso, o cuidado em não sujar o vestido fica um pouco de lado o que rende imagens mais descontraídas e espontâneas. De preferência, para um ensaio no estilo Trash the Dress acontecer sem maior stress, recomenda-se que o vestido tenha sido adquirido pela noiva.

Ensaio " Trash the Dress" - Foto: Velho Jr
Noiva em ensaio "Tash the dress" - Foto: Velho Jr
Noivos em ensaio "Tash the dress" - Foto: Velho Jr