Tendências de cores e decoração de casamento em 2014

Se vai casar em 2014 certamente que você já deve estar bem atarefada pensando nos detalhes do seu casamento. A decoração do seu casamento é um dos itens mais importantes, porque tem um impacto enorme no ambiente da festa e na energia que você quer transmitir aos seus convidados.

Para te ajudar a pensar na decoração do seu grande dia, conversamos com experts do mundo casamenteiro, entre eles, Roberta Gouvea do Grupo Saint Morit’s, Paula Patitucci da Assessoria Feita pra Casar, e a decoradora de casamentos carioca Renata Stabile.

Roberta Gouvea é uma das sócias do grupo Saint Morit’s, responsável pela coordenação da equipe de decoração, compartilhou suas sugestões para 3 tipos de casamento em 2014: o clássico, o moderno com sofisticação e o mini wedding.

“O clássico dos clássicos continua sendo o décor branco e verde, os móveis coloniais ou vitorianos. Todos os casamentos reais apostam nessa combinação e não têm erro. Além de lustres de cristal, pratarias trabalhadas e porcelanas também  marcam um casamento clássico. A renda e alguns elementos vintage na decoração (peças de cristal ou prata como candelabros) darão ao clássico um olhar mais antenado. Os arranjos de flores devem ser grandes, altos e redondos.”

Um casamento clássico para 2014 com um décor branco e verde. Decoração: Roberta Gouvea da Saint Morit's.

“Linhas retas nos móveis, muita simetria, arranjos baixos e quase tudo monocromático é a cara do casamento moderno e sofisticado de 2014. Para criar contraste, trabalhe com cores complementares como o amarelo, preto e branco. Arranjos aéreos robustos com flores e velas também têm tudo a ver, combinados com itens espelhados, de vidro ou ferro. Os tons metais (cobre e ouro principalmente) também estão em alta, inclusive nos bolos.”

Pratas, porcelanas e objetos pessoais em alta para os casamentos de 2014. Decoração: Roberta Gouvea Fotos: Júlia Ribeiro

“Para o mini-wedding descolado e informal, toda criatividade é bem vinda. Muitas cores nas flores, garrafinhas coloridas, pintadas, forradas, balões, livros, objetos pessoais das famílias, dinamismo com arranjos altos e baixos nas mesas, carinha de ‘home wedding’, muitas estampas, baús e malas, despretensão e leveza. Misturar estilos: móveis rústicos com peças chiques e vintage; peças coloniais ou vitorianas com tapetes ou almofadas tribais, coloridas ou indianas; móveis ou peças com estilo provençal junto a objetos modernos. Objetos da casa do casal como porta-retratos e livros são ótimas opções.

Outra tendência forte que está voltando são os portais com flores para a entrada da noiva. Se for pórtico de ferro então, é acerto 2 vezes. Pinhas, flor de lis e coroas são a sensação do momento para arranjos. Nas mesas, guirlandas de flores por toda a extensão, é no que apostamos.”

Guirlandas de flores na mesa comunitária pela mão da equipe de Roberta Gouvea. Fotos: Henrique Peron

Paula Patitucci da Assessoria Feita pra Casar, diz que suas noivas buscam 2 estilos para 2014: o casamento mais informal ou o mais clássico.

“Há as noivas que escolhem casar ao ar livre, no campo ou na praia, de dia, com ambiente mais despojado e sem muitos protocolos. Mas, há também as mais tradicionais que preferem ambientes fechados, luzes, velas e um pouco mais de sofisticação. Porém, sempre com produtos e serviços de qualidade, boas flores, mobiliário confortável, peças bonitas, cores alegres para traduzir a felicidade deste dia.”

A sofisticação dos jogos de luzes e velas em ambientes fechados. Decoração: Feita pra Casar Fotos: Aline Machado e Andrea Paes

“O dourado se aplica muito bem de dia ou a noite, dependendo do tom. Ele traz muita energia positiva ao evento e luz. Funciona bem quando não é exagerado. O estilo mais procurado é o clássico, até para eventos mais informais. As noivas  pedem ambientes mais limpos, com cores para dar vibração, castiçais, cristais e prataria, mas tudo comedidamente, apostando em misturas de materiais e cores.”

Decoração alegre e colorida para os casamentos mais descolados de 2014. Decoração: Feita pra Casar. Fotos: Aline Machado e Andrea Paes.

Paula Patitucci alerta quanto ao uso de objetos pessoais: “São ótimos, dão a decoração um ar intimista, mas é preciso cautela. Às vezes o decorador pode abusar de peças que não tem uma ligação com os noivos e acabam ficando fora de contexto, sem sentido e geram poluição visual. Se não é possível utilizar peças pessoais ou objetos da história do casal, apostem em peças clássicas, atemporais para não comprometer.”

Para a decoradora Renata Stabile, a principal tendência em decoração de casamento para 2014, é tornar um espaço o mais aconchegante possível, ao que ela costuma chamar de comfy décor.

“Levar o home wedding para qualquer espaço. Pode ser um estilo rústico, clássico, moderno, vintage, romântico, mas sempre aconchegante e intimista.” Renata relembra a importância de adequar a decoração a elementos como o local, o perfil dos convidados e o tipo de buffet.

O home wedding em ambientes exteriores. Decoração e fotos: Renata Stabile

Vimos em 2013, os casamentos personalizados cada vez mais como prioridade dos noivos. Para conseguir esse efeito as opções não faltam: inclusão de elementos customizados e pessoais no decór da festa, à aposta de materiais com um toque caseiro, como rendas, pratas, flores, velas e o uso de cores calorosas como o dourado, para aquele toque especial que um casamento merece.

Ambientes intimistas e aconchegantes "comfy decór" da decoradora Renata Stabile. Fotos: Renata Stabile

Fora do Brasil, entre as tendências para casamentos de 2014 se destaca também o dourado, inspirado no filme Great Gatsby, que marcou presença em casamentos este ano, e no seriado britânico Downtown Abbey. Para festas mais informais: várias tonalidades de azul, em especial a leveza e frescura dos tons mais claros e vibrantes como o azul “Tiffany e o verde “mint”.

Sem dúvida, terão um lugar especial no coração das noivas para 2014,  o uso do corte a laser em todo o tipo de detalhe (bolos, convites, até vestidos de noiva!) e por fim, o meu preferido – o batom vermelho!

Veja a cor do ano para 2014 e confira a melhor seleção de decoradores para seu casamento aqui no Zankyou!