Os 4 diferentes tipos de véu de noiva. Qual é seu estilo?

Os detalhes dão todo o charme ao véu Rosa Clará. Foto: divulgação

O véu é tão importante no look de uma noiva quanto o buquê e o vestido. Não é obrigatório, pois depende muito do estilo de cada noiva e justamente por isso, existem muitos tipos de véu. Te contamos quais são os principais tipos de véu para você achar o seu favorito!

1. O tradicional véu longo ou catedral.
É um véu mais formal, normalmente para casamentos na igreja, à noite e em lugares fechados. Os véus podem ter de 2 a 5 metros, mas pode incomodar a noiva se for muito comprido.

As rendas no véu Pronovias dão o charme necessário ao acessório. Foto: Divulgação

Mariana Ortigão, editora da magazine portuguesa, por exemplo, optou por um véu clássico, longo, de tule. O uso do véu no casamento foi para ela a realização de um sonho. “A minha mãe, que casou sem véu nos anos 70, ficou muito espantada quando eu lhe disse que queria levar véu, porque para ela este acessório tinha um simbolismo e um peso tradicional muito forte, enquanto que para mim era apenas um acessório must. Na cerimônia, com meu longo véu, me senti mais feminina e especial”, comentou.

Ana Belén, editora das magazines Zankyou América Latina, optou pelo mesmo estilo de véu, porém com algumas diferenças. ” O meu véu era maior que a cauda do vestido e tinha em volta flores de cristal. Decidi usá-lo porque a abertura do meu vestido nas costas era muito chamativa e assim era uma forma de escondê-la na igreja”, contou.

O véu estilo catedral Pronovias acompanhando a cauda do vestido. Foto: divulgação

2. Véu médio ou ponta de dedo.
Apesar de ser o preferido pelas noivas, o véu longo não é a única opção. Há também o véu de tamanho médio, conhecido como ponta do dedo. Tem esse nome porque seu comprimento deve ser justamente a ponta dos dedos da noiva e é indicado para praticamente todos os tipos de vestido. Só não se recomenda que as noivas que optem por vestidos curtos usem, pois esse estilo de véu não combina com esse look.

Véu ponta de dedo. Foto: La Sposa

3. Véu Cotovelo
Mais uma vez o nome dita o comprimento. É um véu de noiva de longo a curto, que deve alcançar o cotovelo da noiva ou coincidir com a cintura. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido, mas claro, um vestido muito pomposa, de cauda, não é o ideal para ele.

Modelo de véu cotovelo. Foto: Pronovias
Dos tradicionais aos véus mais diferentes na coleção Rosa Clara. Foto: Divulgação

4. Véu Ombro
Muito mais informal que os anteriores, deve ser o escolhido para cerimônias durante o dia e são perfeitos para os vestidos de noiva curtos e com decotes tomara que caia. Há muitas variações dele, como os voilettes ou os véus super curtos, que cobrem só o olho e podem ser super charmosos!

Modelo de Véu Ombro básico de tule. Foto: Erica Koesler
O Voilette pode ser uma opção para substituir o Véu Ombro. Foto: Debra Moreland
O véu super curto entre a preferência das noivas com estilo Vintage. Foto: Debra Moreland

E você vai abrir mão desse acessório tão especial? Qual o seu estilo de véu?

Veja mais informações sobre fornecedores de acessórios para noivas.