25 itens para o “to do list” do seu casamento

Depois do planejamento a realização. Foto: Andrea Paccini

Após o pedido de casamento, a lista de tarefas de casamento dos noivos é muito grande. São muitos os detalhes que devem ser lembrados para que tudo saia da maneira sonhada pelo casal. E na correria do dia-a-dia, o Zankyou resolveu dar uma ajuda para facilitar o “to do list” do seu casamento. Afinal qual noiva tem tempo quando está organizando e preparando um casamento?

É hora de aproveitar. Foto: Rafael Porto

Antes de mais nada, após o pedido de casamento é interessante reunir as famílias para que aquele pedido, que muito provavelmente foi feito à dois, possa ser partilhado com familiares e amigos mais próximos. Passada essa formalidade, os deveres são grandes e se as coisas forem bem planejadas, quando chegar o dia do casamento, o casal só terá alegrias.

Confira agora 25 itens para o “to do list” do seu casamento:

1 – Escolha a data do casamento e defina que tipo de cerimônia será feita: religiosa e festa? Só religiosa? Só civil?

A igreja é o número 1 do Top List. Foto: Rafael Porto

2 – Depois de definirem se vai ter o casamento na Igreja, já busquem uma igreja para a data de desejo do casal. E realmente priorizem a Igreja, pois, nas mais concorridas, a espera chega a ser de dois anos.

3- Definam o orçamento. Quanto vocês podem gastar? Quem vai pagar o que para que comece a pesquisa por fornecedores.

4- Façam uma pré-lista de convidados para ter uma ideia de quantas pessoas deverão ser convidadas ou até mesmo o que terá que ser reduzido na lista.

Um lindo lugar para um momento especial. Foto: Andrea Paccini

5- Definido o número de convidados busquem um salão para a festa que responda às suas expectativas e possa receber bem a quantidade de pessoas convidadas.

6- Definidos dia, local e hora, se dediquem aos pequenos e importantes detalhes.

7 – Vocês vão contratar cerimonialista ou fazem questão de cuidar de cada detalhe pessoalmente? Isso é importante ser definido. Para o dia do casamento é sempre bom ter uma cerimonialista que possa se preocupar com os pequenos detalhes que vocês não terão cabeça de lembrar.

8 – Pesquisar vestidos de noiva 2013 é fundamental. É preciso definir se o vestido será comprado ou alugado. Existe cada vez mais variedade de marcas, como, por exemplo, a marca espanhola Pronovias, que deixa qualquer mulher maluca com os modelos lindos. Outra opção, também é pela compra on line de vestidos de noiva. Esse é um mercado que está em crescimento e tem agradado muito às noivinhas.

9 – Já aproveite que mandou fazer o vestido e deixe encaminhado também os acessórios para a noiva. Véu, grinalda, sapato.

10 – A roupa do noivo não demora tanto quanto a da noiva para ser escolhida e ficar pronta, mas é sempre bom vê-la com bastante antecedência. E a dúvida é sempre a mesma: alugar ou comprar?

O convite e as alianças. Foto: Rafael Porto

11 -  Ideias para as alianças não faltam! Não esqueçam de fazer a gravação dos nomes e data nelas.

12 – Pesquisem ideias de decoração. Pesquisem fornecedores, peçam para ver os trabalhos, frequentem eventos decorados pela empresa que vocês querem contratar. Isso vai ajudar muito.

13 – Junto com a decoração busquem o florista e escolham os arranjos tanto para a Igreja (nos casos de uma cerimônia religiosa) quanto para o salão da festa.

14 - Na Florista a noiva também pode providenciar o buquê.

Uma bonita decoração faz toda a diferença. foto: Rafael Porto

15 – Lista de convidados já pronta é hora de pensar nos convites. A criatividade nos convites de casamento está cada vez mais em alta. Além dos convites tradicionais, os noivos podem optar por modelos dos mais diversos, que claro podem ser muito mais caros. Vai depender do orçamento e do tom dado ao casamento. Os convites devem ser enviados aos convidados com pelo menos dois meses de antecedência para que eles possam se programar e confirmar tranquilamente.

16 – Não esqueçam de definir músicos e dj. A música que a noiva vai entrar na Igreja, se contar com a presença de músicos, é sempre impactante. Para o Dj, não esqueçam de expressarem suas preferências musicais. Isso é importante para que a festa siga o clima que vocês querem dá-la.

17 – Contratem também com uma certa antecedência o fotógrafo e planejem as fotos  do seu trash the dress.

As fotos: Recordação para a vida inteira. Foto: Rafael Porto

18 – O buffet também merece uma boa pesquisa. Alguns salões oferecem além do aluguel do espaço, também a comida. Não esqueçam de pedirem uma prova do que vai ser servido no dia para evitar surpresas desagradáveis.

19 – O mesmo que acontece com o buffet, acontece com a bebida do casamento. Alguns locais fornecem e outros deixam por conta dos noivos. Verifiquem isso na hora de calcular a bebida do casamento.

Os doces dão vida a decoração. Foto: Rafael Porto

20 – Os doces normalmente são à parte. Escolha uma linda mesa de doces para que seus convidados possam se deliciar com os mais diferentes doces de casamento. A Jo Appel em Porto Alegre, além dos doces, faz também mini cupcakes, os bolinhos que ganharam espaço nos casamentos.

21 – O bolo de casamento não pode ser esquecido pelo casal. Normalmente a empresa que fornece os doces também faz o bolo de casamento.

O Bolo dos noivos. Foto: Layla Eloa

22- Como serão as lembrancinhas? Fazer você mesma as lembrancinhas de casamento? Por que não? Lembrancinhas diferentes e criativas requerem mais tempo de preparo que, por exemplo, os famosos bem casados.

23 – Paralelamente com o casamento você tem que se preocupar com a casa. Antes do Chá de Panela, façam uma lista de coisas que precisam ganhar de casamento. Na era da internet há também a lista online. No Zankyou você tem a lista de casamento online mais completa e cheia de beneficios.

24 – Planejem a lua de mel. Para onde ir? Planejem alguns destinos de lua de mel para 2012. Vão optar por algum pacote de viagem? Normalmente alguns casais que já tem a casa pronta, costumam colocar cotas da lua de mel como opção de presente, assim tem um gasto a menos.

25 – O dia da noiva também é muito importante. Escolha um local onde você sabe que realmente terá um dia de princesa. E não esqueça de fazer a prova da maquiagem e do cabelo com antecedência.

Um casal feliz. Foto: Andrea Paccini

E depois de tudo isso pensado e organizado é só esperar o momento de entrar na igreja e viver um dia de sonho.

Esquecemos de alguma coisa? Queremos as suas dicas para as futuras noivas!!!