Fotografia por Daniela Picoral

Fotografia Daniela Picoral

Noivas queridas, preparem os caderninhos! Consegui dicas incríveis com a Daniela Picoral, que é, em minha opinião e de muitas outras pessoas, a melhor fotógrafa de casamento do mundo!

A Cerimônia - Daniela Picoral

Ela começou a fotografar casamentos por não estar mais curtindo a fotografia editorial e pela curiosidade pelo mundo dos casamentos. “Descobri um mundo delicioso no qual eu fotografo muito, do meu jeito e faço lindas imagens.”

Além de um talento e capacidade incomparáveis, ela é uma pessoa muito legal! Noivas, já disse antes, digo agora e vou repetir no futuro, é essencial que você goste das pessoas que trabalharão no seu casamento. Você terá que ficar com elas ao seu lado durante um dia de muita tensão e felicidade inacabável, e não dá para compartilhar essas emoções com alguém que você “não foi muito com a cara”. Lembrem sempre disso!

A Dani concorda muito com isso, inclusive disse, quando perguntei sobre como deve ser a primeira reunião com o fotógrafo: “Eu acredito que antes de um primeiro encontro aqui no estúdio os noivos já devem ter olhado o meu portfólio online, de forma que eles tenham já uma idéia de como é nosso estilo fotográfico. Acho melhor ainda quando eles já viram álbuns de amigos ou já nos viram fotografando, pois assim eles já têm uma idéia mais clara sobre como trabalhamos. Não tenho uma lista de perguntas específicas quando conversamos pessoalmente pela primeira vez, mas acho que é fundamental a empatia. Tem gente que vai gostar do meu trabalho, mas não vai gostar de mim e não dá para estar tão perto de alguém durante tanto tempo se você não se sente à vontade com aquela pessoa.”

Bom, a Dani trabalha com o Guilherme Maranhão, outro talentosíssimo fotógrafo e marido dela! Sempre ouvi-la falar que na hora das trocas de votos dos casamentos, eles trocam olhares e renovam o próprio matrimônio. Não é lindo?!

Falamos também sobre fotos necessárias: “Eu acho que tudo o que é belo e poético nesse dia é necessário, mesmo as fotos tradicionais com família e padrinhos. A maioria das pessoas tem um certo desdém por essas fotos, mas eu acho que é uma das partes mais importantes, pois elas vão ganhar uma importância histórica incrível com o passar do tempo (imagina olhar isso daqui 20 anos!). E não é algo demorado e eu faço o possível para que seja um momento divertido. Por outro lado, acho que não faz sentido fotografar gente bêbada no final da festa!”

making of da noiva
Emoção

Continuando nossa conversa, falamos sobre porque o casal deve ter seu casamento fotografado: “A fotografia é o que há de mais importante no dia do casamento, pois é a única coisa que perdura e é o que alimenta a memória de um dia tão especial. Passa-se tanto tempo escolhendo tantos detalhes, mas duvido alguma noiva lembrar quais eram os docinhos depois de muito tempo… A fotografia tem essa capacidade de suscitar emoções e resgatar sentimentos. É lindo relembrar o que sentimos quando vemos uma foto especial.”

Noivas, a Daniela concorda com a Paty Vilela quanto à iluminição: “O mais importante para boas fotos é pensar na luz. Hoje temos a possibilidade de fotografar com luz ambiente, mas às vezes a luz da cerimônia é mal posicionada. Como a maioria dos casamentos aqui no Brasil são à noite — infelizmente para nós fotógrafos, amantes da luz natural — isso se torna uma preocupação fundamental. Investir em uma pista de dança bem iluminada também é importante. Para a noiva, é muito importante investir em um bom maquiador (o bom maquiador é o melhor amigo do fotógrafo!), que saiba “fazer a pele” e ressaltar os pontos fortes do rosto.”

Falamos um pouco também sobre o que ela gosta mais de fotografar: “Eu adoro fotografar , esses momentos de expectativa e beleza. Acho fundamental ter um tempo para fotografáo making of da noiva-la com o vestido de noiva antes de ir para a cerimônia, mas muita gente se esquece de separar uns minutos para isso (e não precisa ser muito tempo, em 15 minutos dá para fazer bastante coisa). É uma pena perder esse momento, porque nessa hora toda a espera de tanto tempo de preparativos se funde à alegria de, enfim, ver-se (e sentir-se) noiva.”

Noiva Feliz!
Noiva

“Também gosto muito da cerimônia e de fotografar os noivos logo em seguida, antes da festa. A primeira dança é outro momento lindo, pena que tem convidado que nem deixa os noivos terminarem de dançar para ir lá cumprimentar… Também é muito gostoso fotografar os momentos de emoção, abraços e carinhos dos pais e amigos mais próximos.”

Na hora da festa!

Espero que tenham gostado! Aproveitem as dicas de ouro da Dani e conheçam melhor o trabalho dela! Lindo de morrer!

Contato:
Daniela Picoral
Tel: (11) 4112-2244
Email: dani@danielapicoral.com.br
Site: www.danielapicoral.com.br
Blog: http://digasim.wordpress.com/