6 dicas para um casamento perfeito no jardim

Casamento no jardim. Foto: Anderson Miranda

Já vimos alguns conselhos para se casar no jardim da sua casa, e agora precisamos saber como organizar todos os detalhes para que o seu casamento no jardim seja perfeito!

Um belo casamento no jardim e ao pôr do sol. Anderson Silva

1- Preparando o jardim para a cerimônia:

Coloque uma tenda e distribua algumas cadeiras para que os convidados possam apreciar o casamento. Não há necessidade de uma cadeira para cada convidado, porém lembre-se dos avós, pais e padrinhos.

2- Cuide do gramado, flores e árvores

Dependendo do gramado, alguns preparativos de cuidado são fundamentais para que no dia o local esteja belo. Mantenha as árvores e canteiros podados. Plante flores da época e que sejam de acordo com a decoração do casamento. Limpe o exterior da casa. Corte a grama uns 2 dias antes do casamento. Se quiser dar destaque para o corredor onde os noivos passarem, corte a área menor.

3- Detalhes da decoração de um casamento no jardim

Um simples jardim pode se transformar em um belo local para se casar. Adicione alguns vasos de flores e enfeites, e tudo pode mudar. Ter uma iluminação adequada para todo o evento, é essencial na hora das fotos e da filmagem. Se for realizar um casamento noturno no gramado, para a iluminação você pode optar por tochas, lanternas, luminárias, luzes de enfeites natalinos – o que dará um ar romântico ao ambiente.

Decoração de um casamento no jardim. Foto: Rodrigo Zapico

 4- Data do casamento

Escolha a data do casamento quando as árvores estiverem floridas. Certifique-se de decorar a entrada do local e os banheiros.

Móveis e ilumação compõem a decoração de um casamento no jardim. Foto: Rodrigo Zapico

5 – Estrutura

Alugue grandes mesas com guarda-sóis, usar varandas e terraços deixam o evento mais elegante. Se o jardim for pequeno você pode distribuir os convidados na mesa de recepção já no momento da cerimônia.

6- Estilo do casamento

Escolha um estilo para o casamento. A recepção pode ser formal ou casual, desde churrascos, piqueniques, buffet e bolo com champanhe. Essas formas de comemoração são os mais tradicionais para um casamento em casa. E estão dentro das tendências para casamentos 2013.

Depois de tudo planejado e bem decorado, um casamento no jardim pode ser um evento lindo, simples e significativo. Casamentos feitos em casa são mais baratos, e ainda assim podem realizar o seu sonho de casar ao ar livre.


Stéfany Salvalágio é uma noiva feliz que ama casamentos. Sensível, chora de felicidade ao ver em um casal o ínicio de uma nova vida. Autora do blog Últimos Detalhes, espera reunir em seu blog dicas e idéias que possam ajudar as noivas ao caminho do altar.