Dicas para um cabelo de noiva perfeito

Cabelos cuidados são fundamentais para uma noiva

Os cuidados para uma noiva que antecedem o dia do seu casamento são inúmeros, e devem ser programados com antecedência, para que esteja linda e segura. Hoje convidamos a terapeuta especialista em tratamentos capilares, Patrícia Maciel, para falar um pouco sobre tratamentos que deixam o cabelo da noiva digno de poder recusar o uso do véu!

Todos sabemos que as noivas costumam se estressar. Também, pudera: a correria para organizar a cerimônia, a festa, a lua de mel e a futura casa – tudo isso aliado às atividades que normalmente a mulher moderna já acumula – podem mesmo gerar estresse. Eu chamo tal estresse de positivo, pois o tumulto é de coisas boas!

Porém, os cabelos não entendem a diferença do mau estresse e do bom estresse. Todo nosso revestimento sofre: pele, unha e cabelos podem enfraquecer. Os cabelos ficam opacos, sem vida e enfraquecem, podendo também acentuar um efluvium telógeno, que é a queda precoce dos fios. Tudo bem que, no grande dia, a maioria das noivas cobre seus fios com o véu. Mas, e a lua de mel? E todos os outros dias que virão?

com ou sem véu, o cabelo tem que estar impecável. Foto: Eric Velado

Minha dica é: vamos cuidar dos cabelos! Fazendo um tratamento primoroso, em um mês você já pode colher excelentes resultados. Pensando nos próximos meses, é bom lembrar que entre maio e junho começa uma mudança climática. Nesses períodos, os cabelos costumam ficar secos nas pontas, pois é o fim do verão e todo acúmulo de sol deixa resíduos. A raiz fica muito oleosa, pois produtos como filtros solares, leave-in e cremes, incluindo química para quem colore os fios, ocasionam um desequilíbrio no PH do couro cabeludo e as formulações lipossolúveis (com óleo) o impermeabilizam, diminuindo a oxigenação e acelerando as glândulas sebáceas, que acabam produzindo mais óleo.

Existe uma regra: as pontas precisam de óleo (produtos lipossolúveis), também chamado de Catiônico (pólo positivo), e a raiz pede produtos sem óleo, os produtos hidrossolúveis (pólo negativo). Se não fizermos um trabalho diversificado, desequilibramos a raiz e as pontas e o resultado é visível: os cabelos ficam feios e sem vida!

Cabelos longos: lavar em dias alternados
Cabelos curtos: lavar diariamente

O tratamento começa à noite, na véspera de lavar os cabelos. No couro cabeludo, você pode aplicar uma loção caseira, preparada centrifugando uma cenoura média, uma folha de couve com tonalidade verde musgo (contém ferro), uma maça gala e dez folhas de hortelã fresca. Essa loção deve ser mantida na geladeira por até quinze dias e é usada quinzenalmente.

Faça você mesma ou consulte um especialista. Foto: Eric Velado

Antes de aplicar a loção, escovar os cabelos com massagens no couro cabeludo com a própria escova, que deverá ter cerdas naturais. Essa prática deve ser feita todas as noites ou na véspera de lavar os cabelos, em seguida aplique o preparo com massagens suaves. Nas pontas, pode aplicar algumas gotas de azeite de oliva aquecidas na fricção com as palmas das mãos. Na manhã seguinte (você dormiu com a loção caseira no couro cabeludo e o azeite nas pontas), lave os cabelos com água morna, quase fria. Molhe a cabeça e aplique a quantidade referente a uma moeda de um real de xampu suave (eu recomendo camomila para cabelos claros e para cabelos escuros um xampu fitoterápico de ervas verdes, como alecrim, sálvia ou babosa). A pequena quantidade de xampu deverá ser distribuída portoda caixa craniana. Massageie e enxágue abundantemente. Repita a operação até quesentir o couro cabeludo bem limpo.

Use agora o condicionador de sua preferência apenas nas pontas, com movimentos da proximal (próximo do couro cabeludo) para a distal (pontas), sem encostar o condicionante na raiz. Enxágue abundantemente.

Nossa consultora para cabelos lindos, Patrícia Maciel

Semanalmente, aplique nos cabelos limpos e úmidos uma mistura de seiva de babosa sem a casca com ½ abacate maduro. Pode aplicar o preparo tanto no couro cabeludo quanto nas pontas. Envolva toda a cabeça em um papel laminado e aguarde meia hora. Depois, enxágue abundantemente e aplique seu condicionador nas pontas. Enxagüe novamente.

Ajude os fios com um suco matinal, ótimo para os cabelos: germine dois punhados de semente de trigo e semente de girassol. Você faz isso deixando as sementes de molho na água por oito horas (coloque-as separadas), depois coando-as e deixando-as num cantinho com luz por mais oito horas. Junte as sementes germinadas, no liquidificador, a uma maçã, um pepino, duas folhas de couve-manteiga, um punhado de hortelã fresca, um pedacinho de gengibre e uma beterraba média crua. Bata bem e coe numa peneira de pano, daquelas antigas, ou num pano de prato limpinho. Tome o suco diariamente, a quantidade é para uma pessoa.

Com esses cuidados naturais, a noiva poderá trocar seu véu por um cabelo lindo – é claro, se ela assim o desejar.

  • 0
    1

    Ótimas dicas, ajudou bastante na decisão do meu! Nunca pensei que fosse tão difícil escolher um penteado… :)

    Responder Deixe seu comentário

    Dea
    • Que bom que gostou, deajanine!