De Noiva pra Noiva: a busca pelo local do casamento no Rio de Janeiro

Sítio Meio do Mato. Foto: Carolina Cattan

Existem milhares de tipos e estilos de cerimônia, festas e afins. Essa decisão não precisa ser algo completamente imutável, mas precisa ser um parâmetro facilitador do processo de busca. No meu caso, depois do pedido, eu e o Guto começamos a pensar em como e o que queríamos para o nosso casamento. Como não sou católica e meu noivo não tem religião, decidimos que não iríamos fazer uma cerimônia religiosa em uma igreja. Assim tomamos a 1ª decisão: a cerimônia e a festa seriam no mesmo local.

Eu gosto muito de festas, mas meu noivo não curte muito! Chegamos a um consenso para agradar a ambos e resolvemos optar por um casamento mais íntimo. Era a 2ª decisão: mini wedding. Essa decisão me agradou bastante porque torna o momento um pouco mais significativo, afinal seriam apenas as pessoas muito próximas que nos acompanham e esperamos que estejam conosco ao longo de nossas vidas.

Sítio Meio do Mato. Foto: Carolina Cattan

Definido o que queríamos, vinha o “como?”. Essa foi nossa 3ª decisão: casamento ao ar livre, com um jantar requintado em um final de tarde. Sempre achei lindos os casamentos em jardins, praias e sítios. O que nos faltava agora era decidir o local. Neste ponto, começam minhas buscas…

O primeiro local que veio a mente foi o restaurante do meu pai em Niterói. É um lugar que fez parte da minha história e que o Guto também já conhece há anos. Por isso, nossa idéia inicial era nos casarmos lá. Seria tudo menos complicado, prático e significativo, exatamente como esperávamos para o nosso casamento. Mas com medo de ter problemas com a lista de convidados, resolvemos optar por olhar outros lugares antes de decidirmos.

Casa Santa Teresa. Foto: Fabrícia Soares

Comecei as buscas pela Casa de Santa Teresa que como o nome já diz, fica em Santa Teresa e possui um jardim e vista sensacionais. O lugar é uma graça e possui capacidade para até 250 pessoas, não é tão simples de chegar, mas vale o esforço! Mesmo sem ter disponibilidade até 2013, optei por ver e entrar na lista de espera. Mas não tive muitas esperanças!

A vista da Casa Santa Teresa. Foto: Fabrícia Soares

O segundo lugar que visitamos foi o Sítio Meio do Mato que fica na Ilha de Guaratiba. Para quem sai da Zona Sul, o caminho é realmente longo! Mas o sítio é lindo e exatamente como se vê nas fotos. Acho que foi um dos lugares para casamentos mais bem cuidados que já visitei. O ponto alto é que o lugar é muito diferente do tradicional e encantador. A capacidade do local é para até 500 pessoas e não consegui visualizar meu casamento ocupando tanto espaço.

Resolvi na terceira visita ver um local na Zona Sul e, por isso, visitei a Casa de Arte e Cultura – Julieta de Serpa. O lugar é clássico e sofisticado. Apesar de não ser um espaço aberto como tínhamos imaginado, achei que valeria a pena flexibilizar um pouco e optar pelo tradicional. Meu noivo adorou, mas algo ainda me dizia que não era o lugar.

Casa Julieta de Serpa. Foto: divulgação

Pedi orçamento para diversas casa de festas como locais abertos/ jardins. Alguns no Alto da Boa Vista como: Largo do Arruda, Maison Paineiras, Mansão das Heras, Casa do Bosque da Gávea e Espaço 1. Outros foram: Solar de Santa (Santa Teresa), Casa das Canoas (São Conrado), Lajedo (Vargem Pequena), Spazzio Itanhangá (Itanhangá), Espaço IF (Niterói) e Zéfiro Eventos (Fortaleza de Santa Cruz- Niterói).

Restaurante Jambeiro. Foto: divulgação

Cheguei a marcar com alguns lugares, mas aconteceram contratempos que encarei como sinais. Estava ficando extremamente supersticiosa! Optei por escolher o lugar que mais gostei: o restaurante do meu pai – Restaurante Jambeiro em Niterói. Estava decidido, meu casamento seria pautado em coisas significativas para mim e meu noivo!


Helena Magalhães é noivinha Zankyou e se casará em janeiro de 2012. Grudamos no pé dela para acompanhar todas suas aventuras até subir no altar. Toda semana um capítulo novo da história dessa noiva carioca!

  • 0
    0

    Olá!
    Estou proccurando um local para casar e gostaria de saber o que você achou do Spazzio Itanhangá (Itanhangá), Espaço IF (Niterói) e Zéfiro Eventos? Eles têm uma vista bonita??

    Obrigada,
    Adriana

    Responder Deixe seu comentário

    adriana.cze