BR Login

De Noiva pra Noiva: a busca pelo local do casamento no Rio de Janeiro

Meio do MatoSaiba mais sobre “ Meio do Mato”
Sítio Meio do Mato. Foto: Carolina Cattan

Existem milhares de tipos e estilos de cerimônia, festas e afins. Essa decisão não precisa ser algo completamente imutável, mas precisa ser um parâmetro facilitador do processo de busca. No meu caso, depois do pedido, eu e o Guto começamos a pensar em como e o que queríamos para o nosso casamento. Como não sou católica e meu noivo não tem religião, decidimos que não iríamos fazer uma cerimônia religiosa em uma igreja. Assim tomamos a 1ª decisão: a cerimônia e a festa seriam no mesmo local.

Eu gosto muito de festas, mas meu noivo não curte muito! Chegamos a um consenso para agradar a ambos e resolvemos optar por um casamento mais íntimo. Era a 2ª decisão: mini wedding. Essa decisão me agradou bastante porque torna o momento um pouco mais significativo, afinal seriam apenas as pessoas muito próximas que nos acompanham e esperamos que estejam conosco ao longo de nossas vidas.

Sítio Meio do Mato. Foto: Carolina Cattan

Definido o que queríamos, vinha o “como?”. Essa foi nossa 3ª decisão: casamento ao ar livre, com um jantar requintado em um final de tarde. Sempre achei lindos os casamentos em jardins, praias e sítios. O que nos faltava agora era decidir o local. Neste ponto, começam minhas buscas…

O primeiro local que veio a mente foi o restaurante do meu pai em Niterói. É um lugar que fez parte da minha história e que o Guto também já conhece há anos. Por isso, nossa idéia inicial era nos casarmos lá. Seria tudo menos complicado, prático e significativo, exatamente como esperávamos para o nosso casamento. Mas com medo de ter problemas com a lista de convidados, resolvemos optar por olhar outros lugares antes de decidirmos.

Casa Santa Teresa. Foto: Fabrícia Soares

Comecei as buscas pela Casa de Santa Teresa que como o nome já diz, fica em Santa Teresa e possui um jardim e vista sensacionais. O lugar é uma graça e possui capacidade para até 250 pessoas, não é tão simples de chegar, mas vale o esforço! Mesmo sem ter disponibilidade até 2013, optei por ver e entrar na lista de espera. Mas não tive muitas esperanças!

A vista da Casa Santa Teresa. Foto: Fabrícia Soares

O segundo lugar que visitamos foi o Sítio Meio do Mato que fica na Ilha de Guaratiba. Para quem sai da Zona Sul, o caminho é realmente longo! Mas o sítio é lindo e exatamente como se vê nas fotos. Acho que foi um dos lugares para casamentos mais bem cuidados que já visitei. O ponto alto é que o lugar é muito diferente do tradicional e encantador. A capacidade do local é para até 500 pessoas e não consegui visualizar meu casamento ocupando tanto espaço.

Resolvi na terceira visita ver um local na Zona Sul e, por isso, visitei a Casa de Arte e Cultura – Julieta de Serpa. O lugar é clássico e sofisticado. Apesar de não ser um espaço aberto como tínhamos imaginado, achei que valeria a pena flexibilizar um pouco e optar pelo tradicional. Meu noivo adorou, mas algo ainda me dizia que não era o lugar.

Casa Julieta de Serpa. Foto: divulgação

Pedi orçamento para diversas casa de festas como locais abertos/ jardins. Alguns no Alto da Boa Vista como: Largo do Arruda, Maison Paineiras, Mansão das Heras, Casa do Bosque da Gávea e Espaço 1. Outros foram: Solar de Santa (Santa Teresa), Casa das Canoas (São Conrado), Lajedo (Vargem Pequena), Spazzio Itanhangá (Itanhangá), Espaço IF (Niterói) e Zéfiro Eventos (Fortaleza de Santa Cruz- Niterói).

Restaurante Jambeiro. Foto: divulgação

Cheguei a marcar com alguns lugares, mas aconteceram contratempos que encarei como sinais. Estava ficando extremamente supersticiosa! Optei por escolher o lugar que mais gostei: o restaurante do meu pai – Restaurante Jambeiro em Niterói. Estava decidido, meu casamento seria pautado em coisas significativas para mim e meu noivo!


Helena Magalhães é noivinha Zankyou e se casará em janeiro de 2012. Grudamos no pé dela para acompanhar todas suas aventuras até subir no altar. Toda semana um capítulo novo da história dessa noiva carioca!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Comentarios (1)

adriana.cze
9 Feb de 2012

Olá!
Estou proccurando um local para casar e gostaria de saber o que você achou do Spazzio Itanhangá (Itanhangá), Espaço IF (Niterói) e Zéfiro Eventos? Eles têm uma vista bonita??

Obrigada,
Adriana

Replay

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente e em dois cliques um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mercado dos casamentos?
Se é profissional do mercado de casamento, o Zankyou é o melhor site para divulgar o seu trabalho para milhares de casais que nos utilizam na organização do grande dia em mais de 19 países. Mais informação