Como usar as alianças de brilhante e a de ouro?

Anel de noivado - Julieta de Castro

Presentear uma mulher com um anel de brilhante é uma tradição americana que finalmente está ganhando força no Brasil. O que é uma ótima notícia, já que até as mais duronas se derretem com a surpresa. Mas, no momento em que uma mulher se transforma finalmente em noiva várias dúvidas começam a surgir e a primeira delas é a aliança: em que mão se usa a aliança de brilhante? O anel de ouro é a aliança definitiva? Posso usar os dois juntos?

Vamos lá. Sim, se pode usar os dois. Como no Brasil tanto a noiva como noivo usam a aliança de ouro tradicional na mão direita – em países como a Alemanha e a Espanha a tradição é diferente -, o anel de noivado de brilhantes deve ser usado pela noiva na mão esquerda. A Cartier, por exemplo, tem modelos de alianças de ouro e brilhante que podem conviver perfeitamente bem juntas.

Alianças de ouro e brilhante - Cartier

Claro que tudo muda no dia da cerimônia, dia que a noiva deve inverter as alianças de mão. O anel de brilhantes vai para a mão direita e a aliança para a mão esquerda. Depois do casamento, fica a critério da noiva: a maioria prefere usar aliança e anel de noivado no mesmo dedo, na mão esquerda.

Se o brilhante for grande, como vemos nesse anel da Tiffany&Co, o ideal é combinar com uma aliança de ouro mais fina e colocá-la antes da outra jóia que chama mais atenção.

Aliança de brilhante - Tiffany&Co
Aliança de Ouro - Antonio Bernardes

Conte pra gente qual é seu estilo de aliança?! Você ajudou seu noivo a escolher ou foi uma grande surpresa?!