Como escolher o Buffet do seu casamento

Na hora de escolher o buffet para o grande dia, a quantidade de opções pode deixar os noivos um pouco confusos. Por isso, traçar um plano de acordo com o estilo do casamento, desejo dos noivos e outras circunstâncias, pode ajudar muito na hora da decisão. Por isso, a Zankyou praparou um mini guia para ajudá-los a escolher o buffet ideal para o casamento.

Os tipos de buffet para recepção geralmente escolhidos são: Coquetel, Self Service e Jantar formal.

O Coquetel é mais breve e mais simples, pois os convidados são servidos de finger-foods, canapés e outros salgadinhos pequenos, que os permitem degustá-los em pé. Nesse caso, pode ser a opção mais barata, pois, além de dispensar uma grande quantidade de mesas, a própria comida é mais barata por serem itens mais simples e por dispensarem  talheres.

Os canapés podem ser muito requintados, apesar da simplicidade em serví-los.
Os finger foods são práticos para servir, comer e são ideais para acompanharem as bebidas.
Como dispensam pratos e talheres, as finger foods podem tem como vantagem as possibilidades de apresentação e criatividade de seus recipientes!

O Self-Service consiste em haver uma mesa com todos os pratos do menu à disposição dos convidados que poderão servir-se sozinhos, reduzindo a necessidade de garçons para a recepção.

A vantagem do self-service é o fato de os convidados escolherem o que querem comer e em que quantidade. Além de reduzir a necessidade de garçons.
Modelo de buffet self-service

O Jantar formal é o mais adequado para os casamentos em que todos os convidados têm seu lugar garantido em uma mesa e geralmente é composto ao menos por entrada, prato principal e sobremesa, servidos por garçons.

O jantar formal geralmente consiste na sequência de salada, prato principal e sobremesa, sevidos pelo garçom.
Esse tipo de buffet exige um número maior de garçons e é necessário que todos os convidados tenham um lugar garantido à mesa.

É muito comum alguns casamentos unirem dois tipos de buffet, como, por exemplo, o Coquetel para a chegada dos convidados na chegada à recepção e o jantar, mais tarde. Se o orçamento permitir, é uma boa opção, pois os convidados ficarão felizes em poder petiscar enquanto bebem algum aperitivo logo após a cerimônia.

Então, na hora da decisão, é importante partir da escolha da estrutura que os noivos desejam que a recepção tenha e, também, a verba disponível para isso.

O horário também pode influenciar na escolha, pois, sendo o evento na parte da manhã, poderá ser escolhido um grande café da manhã ou até mesmo um brunch.

Tendo o tipo de buffet escolhido, o casal pode partir para as cotações, mas já com suas vontades definidas e especificadas para que o fornecedor faça o orçamento de acordo com elas. Não se prenda aos menus pré definidos que alguns serviços de buffet oferecem. Tudo tem que estar adequado à vontade do casal!

Depois disso, é importante que os noivos compareçam às degustações que os fornecedores proporcionam para decidirem qual mais os agradou e negociar esse ítem tão importante do casamento.

O que achou das dicas para escolha do buffet para casamento? Queremos saber a sua opinião!

Fontes:
marriageassessoria.blogspot.com
eucomandominhafesta.blogspot.com
thepassionatecook.typepad.com
thelarderderby.co.uk
decoracaocasamento.info
laprovencebuffet.com.br
tchelamariani.wordpress.com
restauranteredangus.com.br