Como aquecer os convidados neste inverno

Ele chegou! Já pensou em se casar no inverno? Uma estação super charmosa que nos convida a “aquecer” os convidados com um menu elaborado especialmente para a temporada.

Caldinho de camarão. Foto: Rappanui gastronomia.

Caldinhos, pratos volantes e docinhos servidos bem quentes  são uma forma gostosa de manter as pessoas queridas envolvidas no calor da festa, mesmo quando o termômetro sinaliza o friozinho. Como escolher o cardápio de um casamento no inverno? Nossa guestblogger, Manoela Cesar, conversou com alguns chefs especializados em casamento para indicar um menu especial para a estação.

Conssumê de cenoura com gengibre. Foto: Rappanui Gastronomia.

A chef Margareth Rocha, diretora do Buffet Rappanui Gastronomia,  destaca duas entradinhas que são queridinhas dos noivos: o Caldinho de Camarão e o Consomé de Cenoura com Gengibre (fotos). Outros destaques, sugeridos pelo chef Marco Antônio Shark, do Müller Buffet, são Vol au vent, como os de alho poró com queijo ementhal e bacalhau, e as Bruschettas. “A tradicional de tomate é acerto garantido”, recomenda. chef de pâtisserie Walter Cley, que trabalhou no Restaurante Aprazível e se especializou nos doces ao atuar ao lado de François Payard.

Penne gorgonzola, tomate seco e funghi. Foto: Rappanui Gastronomia.

A necessidade de manter os convidados com muita energia para dar conta da animação na pista de dança acabou por revelar que a massa não pode faltar entre os pratos principais. “Aquece e, ao mesmo tempo, garante a reposição de calorias”, ressalta Margareth. A proposta da chef é o Mini Penne ao Rappanui Trois (foto), com molho composto por gorgonzola, funghi e tomate seco. Outro acerto garantido é apostar em uma carta de risottos. Invista em molhos que sempre agradam: funghi porcini,  Peras Portuguesas com Brie, ou ainda um tradicional Arroz de pato. Para carnes, Marco Antônio Shark investe no Filé mignon com lâminas de batata gratinados com queijo e molho de mostarda Dijon.

Mignon com lâminas de batata gratinada. Foto: Müller Buffet

Para finalizar nos doces de forma bem suave, uma mousse de maracujá e mousse de manga com pedaços de manga e cobertura de merengue é a dica do chef de pâtisserie Walter Cley, do Müller Buffet. E, claro, que no friozinho, uma unanimidade são os doces de chocolate: brigadeiros, bombons e trufas não podem faltar. A mesa de café e chá também merecem ser muito caprichadas. Aproveite que esta é a melhor hora do ano para oferecer chás de diferentes regiões e montar uma mesa acolhedora, com jeitinho de casa chá inglesa.

Le Mont Saint Michel. Foto: Müller Buffet

Quem não gosta?


Manoela Cesar estava decidida a produzir o seu próprio casamento e começou a pesquisar inspirações para sua festa na internet. Não demorou muito, se viu mergulhada no mundo dos casamentos e não só conseguiu fazer sua cerimônia do jeitinho que queria, como sentiu vontade de levar adiante estas dicas para as noivas no seu blog, o Colher de Chá Noivas.