Cerimônia de casamento com Missa

Cerimônia religiosa

Depois do casamento civil, a cerimônia religiosa ainda é a preferida dos noivos. Regularmente realizadas nas igrejas as cerimônias religiosas devem selar a união dos noivos perante Deus. Quem celebra o casamento na igreja católica é o padre. Os noivos podem conversar com o pároco sobre a cerimônia para decidir as leituras, decorações e outros detalhes da ocasião.

Para os católicos que vão se casar na igreja existem duas opções de cerimônia: uma simples ou uma com missa. A grande diferença é que com a missa o casamento fica mais longo, e terá a celebração da comunhão a chamada eucaristia. É como se fosse uma missa normal, porém, com a celebração do casamento. Se os noivos forem católicos praticantes, é uma linda opção para selar este momento tão especial.

Cerimônia Religiosa com missa

Durante a liturgia os noivos ficam de pé em frente ao sacerdote, ou de joelhos em um genuflexório geralmente adornado disposto no altar. O sacerdote então dá início à missa com palavras de boas vindas aos noivos e convidados e enaltecimento aos valores do matrimônio. Em algumas ocasiões, os padrinhos dos noivos podem fazer a primeira e a segunda leitura. Em seguida o sacerdote lê o evangelho e faz a prédica. Terminado o seu sermão, é anunciado o ritual do casamento.

Cerimônia durante o dia

A decisão sobre a inclusão de uma missa completa ou uma simples celebração do matrimônio sem comunhão deve ser comunicada ao sacerdote que vai presidir à celebração do casamento, a quem os noivos devem também pedir indicações sobre os textos bíblicos ou gestos simbólicos que serão realizados durante a cerimônia. Mas acima de tudo, os noivos devem se sentir confortáveis com a decisão para realizar de maneira harmônica e inesquecível a celebração do casamento.

Fontes:
Boutique de 3
Arquivo pessoal do noivos