Casamento Religioso com Efeito Civil

Casamento Religioso com Efeito Civil
Casamento Religioso com Efeito Civil

O casamento religioso com efeito civil tem sido um dos mais procurados pelos noivos na atualidade. É aquele que é celebrado fora das dependências do Cartório, e quem preside o ato do casamento não é o Juiz de Paz, mas sim uma autoridade religiosa.

Após a realização da cerimônia religiosa, os noivos não recebem imediatamente a Certidão de Casamento, e sim um “Termo de Casamento”, que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias para o registro concreto do casamento. Caso isso não ocorra, o casamento não fica regularizado e registrado no cartório.

É importante lembrar que assim como nas outras modalidades de casamento, para a realização deste, os noivos devem comparecer ao cartório juntamente com as duas testemunhas, de 30 a 60 dias antes da data pretendida para o casamento para dar entrada nos papeis de casamento.

Os noivos também receberão um documento fornecido pelo Cartório comprovando esta habilitação que deverá ser entregue a autoridade religiosa antes da realização do casamento.

Após a cerimônia religiosa, os noivos ainda devem levar o Termo Religioso com Efeito Civil para ser reconhecida a firma da assinatura de quem celebrou o casamento, para assim levar ao cartório que deram entrada no casamento e trocar pela certidão de casamento oficial.

A benção das alianças
A benção das alianças

O preço do casamento religioso com Efeito civil é o mesmo de um casamento civil somado ao valor cobrado pela a Igreja para a realização da cerimônia.

O casamento religioso com efeito civil é uma ótima adaptação para quem quer realizar os dois tipos de casamento, mas é importante lembrar que os valores serão mais altos. Sendo assim, planeje com antecedência e informe-se sobre as documentações necessárias para a realização do seu casamento.