Cardápio para o chá de cozinha

Salada e petiscos. Foto: Zest Cozinha Criativa

Mais um momento super especial para a noiva. A hora de organizar seu chá de cozinha. Neste evento, normalmente se juntam todas as mulheres convidadas para o casamento. Elas presenteiam a noiva com coisas básicas para a casa. Este também é um momento onde a mulherada coloca a fofoca em dia. Vale tudo, falar dos preparativos do casamento, das próximas a casar, enfim assuntos completamente femininos.

Para deixar este momento agradável, uma das preocupações da noiva é servir bem as convidadas. E para ajudar a montar o menu certo para a ocasião, o Zankyou preparou dicas quentinhas de cardápio para o chá de cozinha.

Uma mesa bem farta com pães e outras delícias. Foto: Zest Cozinha Criativa

Se você usar o modelo tradicional de chá de cozinha ele certamente será realizado na tarde de sábado ou de domingo. O horário pede mais petiscos que propriamente comidas pesadas e muito elaboradas. Super moderno e prático são as mini porções e finger food que podem ser servidas em panelinhas, tacinhas, ramekins, etc. Deve-se também levar em consideração a época do ano em que o evento está sendo realizado.

No inverno, as comidinhas mais quentinhas e encorpadas são as mais recomendadas. A Zest Cozinha Criativa, por exemplo, prepara um capuccino de funghi com chantily salgado que faz o maior sucesso. Daniela Kishimoto, sócia do buffet, recomenda ainda uma mesa de queijos bem caprichada. “Para uma mesa montada com aperitivos e comidinhas costumo espetar garfinhos de Siri de prata com os nomes dos queijos”, conta.

Canapés variados. Foto: Très Jolie

Fernanda Lague, sócia do Espaço Gastronômico Très Jolie destaca que além dos queijos, muito bem vindos nessa época, uma mesa bem decorada com pães variados, terrines frias (salmão, atum, queijo com pesto ou azeitonas pretas) e pastinhas artesanais (caponata de berinjela, geléia de pimentão, frango picante) são a sensação nestes eventos. “ Essa mesa fica montada durante todo o encontro e deixa as convidadas à vontade para se servirem”, destaca.

Mini hamburguinho. Foto: Très Jolie

Para estações mais quentes, os petiscos mais leves são uma ótima pedida. Daniela do Zest Cozinha Criativa recomenda além dos canapés frios como o bolinho de milho com creme azevedo, que é especialidade do buffet, salmão gravlax, caviar de tapioca e os mini cuscus paulistas.

Um docinho sempre cai bem. Foto: Très Jolie

Fernanda, do Espaço Gastronômico Très Jolie, lembra que não pode faltar uma linda e rica mesa de doces. A empresária sugere que a mesa de doces ofereça mini tarteletes (ganache de chocolate e physalis, doce de leite,etc), mini mil folhas, que fazem sucesso sempre pela delicadeza e leveza, crocs de chocolate (copinhos de chocolate recheados com ganache e cointreau, pistache ou chantilly com morangos), mini alfajores, macarrons, mini brownies e biscoitinhos variados.

Um docinho sempre cai bem. Foto: Zest Cozinha Criativa

Mais tradicionais, mas não menos importantes são os canapés (camarão, salmão, frango com chutney de manga, ervas, bacalhau), as mini quiches, os mini sanduichinhos e mini hamburguinhos. Estas comidinhas sempre são bem vindas neste tipo de evento.

E para beber: uma opção alcoólica como um espumante ou drinks sempre caem bem, assim como os não alcoólicos chás, sucos, água e refrigerantes.

Confira mais fornecedores de buffet, bolos e doces.