Buffet de casamento para noivos com restrição alimentar

Um Buffet perfeito é aquele que também atende às restrições dos convidados e noivos. Foto: Rodrigo Zapico

Os bons cerimonialistas costumam afirmar que o sucesso de um casamento depende, além da boa energia dos noivos, de uma boa música, uma boa bebida e uma boa comida! E, geralmente, entende-se por “boa comida” menus repletos de diferentes tipos de carnes, massas e doces. Mas, o que fazer quando os noivos têm alguma restrição alimentar?

Muitas vezes por razões ideologicas ou religiosas, como aqueles que são vegetarianos, ou mesmo biológicas, como os que desenvolveram alergias, alguns casais precisam optar por um cardápio adaptado às suas restrições para desfrutarem sem medo das delicias servidas em sua própria festa. E será que isso é possível? Sim, com uma boa pesquisa e uma boa dose de criatividade, é possível fazer uma festa deliciosa e totalmente dentro da dieta!

Um exemplo foi o que a empresária Maria Angelica Albuquerque fez para comemorar suas bodas de prata. Em 2006, ela estava no meio dos preparativos quando descobriu que havia desenvolvido uma intolerância alimentar ao glúten. Diante da impossibilidade de poder se deliciar com o cardápio que estava previsto para sua festa, começou a procurar fornecedores e alternativas para manter o menu de uma forma adaptada a sua restrição. Desanimada com a falta de opções encontrada no mercado carioca naquela época, Maria Angelica decidiu ela mesma por a mão na massa e desenvolver receitas de bem-casados, doces e quitutes sem gluten.

Foto: Bem-casados Sem Gluten

A ideia deu muito certo, a festa foi ótima e Maria Angelica começou a receber encomendas de noivas na mesma situação. Nascia assim a Bem-Casados Sem Gluten, que hoje fornece cup cakes e até alfajores que podem ser comidos sem susto por quem tem alergia.
Outra opção para quem não pode ingerir ingredientes de origem animal é optar por um buffet vegano, como o Refeitório Orgânico. Entre boas opções estão o risotos de cogumelos, salgadinhos de forno de beringela, bolachas de gergelim, consomês, massas com molho a base de creme de leite de soja. Outro buffet que aposta neste diferencial é o Grande Ville Buffet, que realiza casamentos com comidinhas 100% veganas, entre elas,  tarteles de palmito & azeitonas, canapés de ervas finas e tomates secos, bolinhas de queijo tofú, mini quibes vegetarianos, croquetes de pupunha com purê, entre outras delícias.

Canapé de tomate fresco com mangerona do Grand Ville Buffet

“Saúde hoje é uma preocupação de todos e a cada dia aumenta a busca por uma dieta balanceada e que também ajude a defender os animais e a nosso meio-ambiente”, ressalta a banqueteira Heloisa Massolini. Mas, a preocupação com a saúde não significa uma experiência menos saborosa, como ressalta Maria Angélica, que demorou 2 anos para chegar a receita ideal para o seu bolo de chocolate vegano.

“Não é porque é um alimento feito com ingredientes diferentes do comum que eles precisam ser sem gosto. Sempre priorizo o sabor, a textura e a apresentação”, garante.

Espalhe essa super notícia, pois pode ser a boa notícia que muitos novinhos estão esperando!


Manoela Cesar estava decidida a produzir o seu próprio casamento e começou a pesquisar inspirações para sua festa na internet. Não demorou muito, se viu mergulhada no mundo dos casamentos e não só conseguiu fazer sua cerimônia do jeitinho que queria, como sentiu vontade de levar adiante estas dicas para as noivas no seu blog, o Colher de Chá Noivas.