O romantismo de uma lua de mel em Veneza

Vista da Ponte de Rialto, em Veneza. Foto: Carol Lancelloti

Veneza respira romantismo! É um destino perfeito para a lua de mel, apesar de ficar atrás de grandes cidades, como Rio de Janeiro e Paris. Uma cidade linda, construída sobre as águas, cheia de ruazinhas e becos que guardam deliciosas surpresas, como cafés, padarias e lojinhas interessantes. Veneza é para se descobrir e se perder. E é para ser aproveitada a dois. Viva a Itália!

Perto da Piazza San Marco - Fotos: Carol Lancelloti

Pode-se chegar na cidade de avião, ou de trem, de diversas cidades na Europa, como de Paris, por exemplo. Um conselho é ir com pouca bagagem (pois lá só se locomove de barco, ou lancha. Quem vai com bastante bagagem acaba tendo que pagar um taxi particular) e entre Julho e Setembro, antes da época de “águas altas”, ou seja, as enchentes.

É possível fazer a cidade toda a pé, mas ninguém descarta a possibilidade de navegar pelo Grande Canal, considerado “a rua mais bonita do mundo”. Não é difícil se locomover em Veneza: Há o vaporetto, o principal transporte púbico, que navega por todos os principais pontos da cidade.

Veneza oferece programas turísticos, como shows temáticos, com músicos vestidos à caráter, mascarados… Mas o mais bacana mesmo é conhecer a cidade, sentar em um restaurante na beira do canal e provar a deliciosa culinária italiana. Uma dica: peça o risoto de frutos do mar. A pizza não vale tanto a pena quanto se imagina, apesar de ser muito barata.

Risoto: Veneza é para comer bem! Foto: Carol Lancelloti

Passeie pela Piazza San Marco, um dos principais pontos turísticos da cidade, e tome um gelatto e muito capuccino! A praça contém alguns dos cafés mais caros e sofisticados do mundo.

Piazza San Marco - Foto: Carol Lancelloti

O mercadinho de Rialto, que fica atrás da famosa ponte que leva o mesmo nome, é perfeito para comprar souvenirs e, do outro lado, há as lojas de luxo, para quem curte cosméticos, maquiagem, perfumes ou roupas.

As máscaras venezianas - Foto: Carol Lancelloti
A gôndola - Foto: Carol Lancelloti

Fazer um passeio de gôndola em Veneza é clássico. E caro: 100 euros o casal. Mas, para quem está em lua de mel, está valendo! Dependendo do gondoleiro, é possível conseguir um desconto…

Para quem curte arte, tem o museu Guggenheim. Seus arredores, cheios de galerias, também valem a visita.

Entrada do museu Guggenheim - Foto: Carol Lancelloti

O ideal é passar uns 4 dias na cidade, para dar tempo de relaxar e ver tudo com calma, e também ir até a Ilha de Murano, conferir onde são feitos os produtos de vidro.

Veneza é para relaxar, comer bem, se apaixonar… O background perfeito para uma história de amor digna de filme.