8 dicas para organizar uma festa de noivado

Enfim noivos! Placa clássica do tão esperado momento! Foto: Carol Mattos

O casamento é um momento de muita alegria! Tanta, que deve ser comemorado de todas as formas, antes mesmo do tão esperado e planejado dia. E o que pode ser melhor do que uma festa de noivado para celebrar a decisão de oficializar a união, rodeado de amigos e pessoas queridas?

Desde o momento do pedido da “mão” da noiva em casamento ao mágico momento de entregar o anel de noivado, o casal deve celebrar. Sabemos, que o noivado não tem o mesmo porte da festa de casamento, nem serão convidados todos da lista, é uma ocasião apenas para parentes e amigos realmente próximos. Seja sua opção um almoço, um jantar ou uma pequena festa, preparar este encontro exige dedicação.

Comemoração informal, para estar ao lado de familiares e amigos próximos. Foto: Camila Muradas

O Zankyou te ajuda com algumas dicas importantes:

1- Separe o budget disponível para o noivado. Assim outras decisões podem ser tomadas também com base no orçamento. Por ser uma festa mais simples, muitas noivas aproveitam para seguir a linha faça você mesmo, não só na decoração, como nos convites e lembrancinhas, economizando o máximo possível e aproveitando cada momento.

2- É possível economizar. Tradicionalmente, o noivado é celebrado na casa da noiva e organizado pelo casal, mas atualmente muitos noivos, até mesmo para economizar, preferem fazer em restaurantes. Há também a possibilidade de se pedir emprestado salões de festa ou casa de parentes que acomodem todo mundo. Desta forma, vocês economizam e não deixam a data passar em branco.

Festa geralmente tem decoração simples e pode ser feita em diversos espaços. Foto: Henrique Schaefer

3- Noivado temático. Como toda reunião, as primeiras decisões envolvem data, quem convidar, local da festa e principalmente o estilo. Muitos casais preferem fazer um noivado temático, com algum tema que seja importante para a história dos dois. Desta forma, o noivado pode ser ainda mais divertido.

Este noivado teve como tema a Pizzaria. Os noivos contrataram um buffet de pizzas e tudo girou em torno do tema. Foto: Marcelo Depolli

4- Definir o cardápio é importante. O tema foi escolhido e agora é hora de escolher o que servir. Dependendo da quantidade de convidados, é possível contratar um buffet externo ou fazer as próprias comidinhas. Novamente, escolha algo que tenha a ver com o tema e com vocês, considerando também se será um almoço, brunch ou jantar. Você pode escolher o finger food para uma celebração à tarde, por exemplo ou um churrasco para o almoço.

Finger food, informal e nem sempre precisa contratar serviço externo. Foto: Edu Federice
Os noivos optaram por um almoço com churrasco e bebidas típicas para celebrar o noivado. O cardápio ficou em uma lousa. Foto: Andressa Carrara

5- Festas de noivado implicam em oficializar a decisão do casamento, por isto, é comum ter algum discurso ou alguém da família para dar algumas palavras a todos presentes e principalmente ao casal. Defina em qual momento isto acontecerá, se desejarem. O ideal é que seja algo rápido, antes de ser servido o buffet, de preferência.

O celebrante faz um discurso rápido, que simboliza o início oficial da união. Foto: Carol Mattos

6- Para a decoração, os detalhes fazem a diferença. As tendências apontam para casamentos verdes e decorações personalizadas. Use objetos pessoais, encha o local com fotos de vocês e dos amigos presentes, use garrafas para decorar. Virou moda os noivos fazerem plaquinhas para as fotos. A criatividade é uma grande aliada e torna sua festa íntima e aconchegante.

Mesa de recados para os convidados deixarem palavras para os noivos. Foto: Edu Federice

7- Noivados são para serem lembrados com carinho. Pense também em qual lembrancinha irá oferecer aos convidados. Muitas noivas optam por fazê-la, mas dependendo do seu budget, você pode investir um pouco mais, considerando que são poucos convidados. O importante é que reflita o dia de vocês.

Decoração de corações. Lembrancinha em embalagens especiais! Foto: Mariana Leal

8- Apesar de ser uma ocasião perfeita para aproveitar e colocar a mão na massa, aconselhamos que tenha uma ajudinha. Conte com suas madrinhas, amigas e mãe para ajudar. Além de outras ideias, elas podem aliviar o peso trabalho.

Copos personalizados para beber durante a festa e já ser a lembrancinha. Foto: Mariana Leal

Como foi seu noivado? Conte para outras noivas como você organizou e ajude a inspirá-las!

  • 17
    0

    Oiiii,
    Vou noivar em novembro/2013 e queria algumas dicas de quais lembranças podem ser feitas em casa…
    Vocês acham que está muito cedo (já que estamos em final de Julho/2013) para começar a fazer as plaquinhas, convites, etc?
    Beijokas!

    Responder Deixe seu comentário

    natduarte
  • 16
    5

    AMEI TUDO!
    QUERIA SABER TAMBÉM, COMO A NOIVA PODE SE VESTIR ADEQUADAMENTE.

    Responder Deixe seu comentário

    natalyakaroline
  • 4
    0

    Olá!
    Vou fazer um jantar de noivado em novembro de 2013. Uma conhecida minha disse que é de bom tom que eu faça uma lista com presentes relacionados a enxovais e passe essa lista para os convidados. Fiquei em dúvida se isso realmente é de bom tom! Obrigada!
    Bruna

    Responder Deixe seu comentário

    brunagalina
    • Oi Bruna, na verdade no noivado eu nunca ouvi falar sobre dar presentes aos noivos. GEralemnte é no chá de panela.
      Creio que é o mais interessante!

  • 6
    3

    Vou noivar em Março de 2013 e quero fazer um jantar, mais apropriadamente um churrasco só com as nossas famílias e alguns amigos íntimos. Será na minha casa e eu contarei com a ajuda de toda a família para a organização.

    Responder Deixe seu comentário

    sandrapatricia_netto
  • 4
    2

    Bom, meu noivado ainda acontecerá.
    Para sair em conta, acabei fazendo as lembrancinhas, não saíram perfeitas, mas fiquei muito feliz com o resultado, pois fiz pesquisa de várias lembranças para noivado pela internet, achei uma que foi fácil e econômica. A decoração vai ser com nossas fotos em um cordão, vou grampeá-las(tipo um varal de roupas), a mesa farei um laço com papel cami ou outro tipo de papel que saia mais em conta, colocarei papel ofício numa bancada com um pilotinho para que as pessoas escrevam algo para nós, a música será do agrado de todos, vou fazer um almoço, será churrasco, pois sei que todos gostam, bebidas geladas e quentes, o bolo simples com um coração em cima e dentro terá a nossa foto, vamos contratar uma pessoa para tirar fotos e terá alguém da família para registrar os momentos mais íntimos de todos(algo mais engraçado).
    Sei que será algo lindo e engraçado, pois minha família quanto a do meu noivo são pessoas simples e que sabem viver cada momento da vida, então aproveitamos tudo e todos.
    Obs: No noivado, a gente procura gastar bem menos, pois quem quer casar quer casa, e quem vai construir ou comprar um imóvel antes do casamento, é necessário que economize muito. Boa sorte e espero ter ajudado!!!

    Responder Deixe seu comentário

    ylleksobral
  • 2
    0

    vou noivar em outubro/2013 to pensando em fazer um almoço para a família e os amigos já que esse é um da para compartilharmos ossa decisão,mas não sei como fazer decorações,lembrancinhas,convites não tenho a minima ideia de como começar alguém me da uma dica?

    um xeruh!

    Responder Deixe seu comentário

    catarinameireles_2011
    • vou noivar no inicio de 4014 estou precisado de muitas dicas para tudo por favor mim ajudem

  • 1
    0

    Oi pessoal vou noivar em Dezembro 2013 estou precisando de dicas para decoração em um salão onde tem uma piscina quero saber como posso decora-lo.

    Responder Deixe seu comentário

    reginetesilva
  • 1
    0

    oiee, olha o resultado do meu noivado… tá no youtube, chama-se ELE DISSE SIM…
    http://www.youtube.com/watch?v=byLUV8EWvt0

    cyndy.cris@hotmail.com — CYNTHIA

    Responder Deixe seu comentário

    cyndy.cris
  • 1
    0

    Nossa ficou Tudo Muito Liiindo… Quase Chorei…^^ Parabéns ficou Perfeito

    Responder Deixe seu comentário

    gleice_veronez21
  • 1
    0

    amei todas as dicas vou noivar no ano que vem no més de junho e vou aproveitar todas as dicas obrigado

    Responder Deixe seu comentário

    carolinemotacorreia
  • 1
    1

    Bom, eu pretendo noivar no começo de 2014. Quero comemorar minha festa de noivado em um restaurante e gostaria de dicas de como organizar essa festa. Se alguém puder me ajudar, ficarei agradecida!!

    Responder Deixe seu comentário

    lais.renata91
    • Oi Lais, tudo bem?
      qual a sua cidade?
      O que você precisa efetivamente?
      Aqui no Zankyou temos o guia de fornecedores que pode encontrar tudo que necessite!
      http://zankyou.terra.com.br/casamentos

  • 0
    0

    AMEI DICAS MUITO VALIOSAS

    Responder Deixe seu comentário

    dayse.2008
  • 0
    0

    Eii ..
    vou noivar dia 02/12/2013 no porcão gourmet…
    gostaria de umas idéias…
    tipo convite para os mais chegados e lembrancinhas essas coisinhas !!

    beijosssss

    Responder Deixe seu comentário

    jhoelaynepaixao
  • 0
    0

    EU AMEI O SITE ESTAO DE PARABENS !!!
    , MAS EU QUERIA UMA BASE DE NOIVADO COM POUCO GASTO

    Responder Deixe seu comentário

    THAYANE_FRANQUEIRA
    • Olá Thayane!
      Você pode pensar em algo mais simples como um coquetel para os amigos e parentes mais próximos ou por que não fazer algo em um restaurante?

  • 0
    0

    ola !
    vou noivar 12/05/14 vou para um churascaria o que devo fazer !

    Responder Deixe seu comentário

    geisiane.felicidade