7 dicas para um casamento sustentável

Com o tema da sustentabilidade em alta, se engana quem acha que não é possível fazer um casamento pensando no meio ambiente. Muito pelo contrário, o conceito verde é uma preocupação e aparece cada vez mais nas festas e principalmente nos casamentos!

Um casamento sustentável deve ser totalmente pensado para que o impacto ao meio ambiente seja o menor possível, sem perder a elegância e o charme de uma cerimônia tradicional, do convite às lembrancinhas. Veja estas dicas que o Zankyou separou para que você possa organizar um casamento sustentável e encantador.

Velas são típicas dos casamentos sustentáveis. Foto: Fabio Borgatto

1. Alianças: atualmente, existem muitas opções para uma aliança ecologicamente correta, como por exemplo o uso de metais reciclados ou um anel vintage. A procedência do anel também é importante, por exemplo, verificar se a extração do material, como um diamante, foi feita corretamente.

Existem diversos materiais alternativos para ter uma aliança sustentável. Foto: Rafael Porto

2. O vestido: a escolha do traje da noiva pode parecer um grande desafio de quem opta por um casamento sustentável. Uma maneira bem simples de resolver esse problema é reutilizar trajes antigos, por exemplo reformando o vestido usado pela mãe ou avó. Além de sustentável, é uma forma de homenagear pessoas especiais.  O aluguel de vestidos também é uma ótima opção.

Raquel da Matta usou o mesmo vestido utilizado pela mãe Regina da Matta em 1979. Foto: Reprodução.

3. Os convites: com o avanço da tecnologia, sem dúvidas, o convite virtual é o mais ecológico. Mas se você optar por algo mais tradicional utilize papel reciclado e faça o  RSVP online. Aproveite para criar um site no Zankyou com todos os detalhes da cerimônia.

Convites feitos com papel reciclados. Foto: AboutLove
Criar um site do Zankyou te ajuda a ser sustentável! Foto: Zankyou

4. Lembrancinhas: atualmente, a melhor opção são as lembrancinhas úteis e funcionais e que além de não agredirem a natureza, ainda contribuem com ela, como por exemplo, as mudas de plantas ou pacotinhos de sementes de flores, cada vez mais populares nos casamentos. Use a criatividade para idéias inovadoras!

Lembrancinhas de casamentos da Petit Vert. Foto: Le Petit Vert
Mudas de plantas e saquinhos de sementes. Fotos: Danilo Siqueira e Edu Federice

5. Cerimônia e recepção: casamentos realizados durante o dia aproveitam a luz natural e economizam energia elétrica iluminações artificiais. Além disto, realizar a cerimônia e a festa no mesmo local ou em locais próximos, evita o deslocamento de automóveis e, consequentemente, diminui a poluição! Outra opção é incentivar seus convidados a fazerem a carona solidária.

Casamentos diúrnos são perfeitos. Foto: Rodrigo Zapico

6. Comida e bebida: para o cardápio, prefira alimentos mais orgânicos e saudáveis, que não usem agrotóxicos. Para isso, procure empresas que priorizem a sustentabilidade que, por exemplo, destinem corretamente o óleo utilizado e reaproveitem alimentos. Além de economizar, o meio ambiente agradece sua escolha.

Converse com o buffet por suas preferências sustentáveis. Foto: Adriana Buffet

7. Decoração: além de reaproveitar materiais usados, com caixas de madeira, é possível incluir objetos pessoais, como livros, quadros e móveis, que além de ser uma tendência de decoração para 2013, tornam o casamento mais intimista e aconchegante já que carregam uma história consigo. Procure por flores orgânicas, produtores locais, substitua luzes por velas e recicle tudo após o evento.

Reaproveitando caixas de madeiras na decor do casamento. Foto: Renata Stabile

Conte para nós o que você está fazendo para tornar seu casamento à favor do meio ambiente!