6 Dicas para escrever os votos do casamento

Dicas para escrever os votos do casamento. Foto: Gustavo Gaiote fotografia.

Se os tradicionais votos de casamento não são para vocês, você pode escrever seu próprio voto e fazer a sua cerimônia muito mais pessoal, com “a cara dos noivos”.

Dicas para escrever seu próprio voto. Foto: Gustavo Gaiote fotografia.

Se você está pensando em escrever, nossa guestblogger Stefány Salvalágio dá algumas dicas para você começar e buscar inspiração para escrever os próprios votos:

1- Não espere até a última hora. Votos não são apenas palavras que você estará falando na frente dos seus convidados, mas são promessas que você faz para seu esposo em seu casamento, o que é muito importante. Não deixe que isso te assuste, e por isso, comece cedo, assim você terá tempo e poderá pensar cuidadosamente sobre o que você irá dizer neste importante momento.

Pesquise, se inspire em frases originais. Foto: Gustavo Gaiote fotografia.

2- Pense cuidadosamente sobre o que você vai dizer. Pesquise, se inspire por exemplo, em frases originais para a aliança. E pense como você deseja que seja o compromisso com seu futuro marido. E as promessas que fizer, faça com se mantenham vivas. Em vez de se preocupar com o que você acha que os outros gostariam de ouvir, comece a pensar no que você e seu noivo realmente acham importante. A beleza dos votos pessoais é que ele não precisa ser tradicional ou comum!

Conte seu momento favorito nos votos do casamento. Foto: Cristian Janke

3-Seja breve. Quer contar seu momento favorito? Vá em frente. Só não conte todos os detalhes do relacionamento, como sua vida sexual incrível ou algo que vocês tenham feito que seja ilegal. Lembre-se que seus convidados – amigos, familiares – provavelmente não vão apreciá-los.

Dicas para escrever e falar os votos do casamento. Foto: Anderson Miranda

4- Faça notas. Mesmo se você decidir falar do coração seus votos no dia do casamento, certifique-se de escrever o que você quer dizer. Então se a sua mente “ficar em branco” ou as emoções tomarem conta de você, ainda terá um plano “backup”.

Escreva seus os votos do casamento. Foto: Rodrigo Zapico.

5- Não seja muito comediante. Colocar um pouco de humor pode ser apropriado, porém não exagere. Você está comprometendo seu amor e devoção ao seu futuro marido, e para isso não precisa entreter seus convidados. Deixe as piadinhas para a hora dos brindes.

Seja simpático, mas não comediante. Foto: Cinthia Miranda

6- Escreva sobre ele ou ela; falar um pouco das características físicas não faz mal, porém, mencione também traços de personalidade que você ama e faça votos que realmente tenham significado para o relacionamento de vocês.

Dicas para escrever os votos do casamento. Foto: Cinthia Miranda

Ideias de textos para os convites de casamento também são inspiradoras, busque frases que goste, use a sua criatividade e coração, que sem dúvida, irá emocionar a todos. Preparem os lencinhos…

Preparem os lencinhos, emoções garantidas! Foto: Cinthia Miranda

São detalhes super originais que farão o seu casamento inesquecível!


Stéfany Salvalágio é uma noiva feliz que ama casamentos. Sensível, chora de felicidade ao ver em um casal o ínicio de uma nova vida. Autora do blog Últimos Detalhes, espera reunir em seu blog dicas e idéias que possam ajudar as noivas ao caminho do altar.