4 curiosidades sobre as tradições de um casamento judaico

Foto: Irit Fotografia Criativa

Cada religião tem seus rituais e peculiaridades e no casamento judaico não é diferente, separamos alguns dos símbolos e rituais mais marcantes para vocês conhecerem um pouco dessa cultura riquíssima e de como os judeus celebram os seus casamentos.

1. Um homem sábio. A cerimônia de um casamento judaico, normalmente, é conduzida pelo rabino e pelo razan mas, diferente do casamento católico, qualquer judeu sábio, ou seja, os homens mais velhos e com mais experiência na comunidade, podem celebrar um casamento.

Foto: Flávia Carvalho Fotografia

2. A famosa Kipá. Em um casamento judaico todos os homens devem usar a Kipá, um pequeno chapéu em forma de circunferência, pois para os judeus cubrir a cabeça representa respeito e temor a Deus.

3. Nossa futura casa. Outro item fundamental em uma união judaica é a Chupá (pronuncia-se hupá), a “tenda” aberta de todos os lados sob a qual é realizada a cerimônia. A chupá representa a futura casa a ser construída e dividida pelo casal.

A Chupá significa a futura casa do casal. Foto: Irit Fotografia Criativa

4. Copo em pedaços. Um dos símbolos mais marcantes em uma celebração de casamento judaico é a quebra do copo pelo noivo, em que todos os convidados gritam Mazel Tov (que significa Sorte). O noivo quebra esse copo que é colocado no chão para recordar a destruição do antigo Templo de Jerusalém, além de proporcionar ao casal sua identidade de povo judeu.

Foto: Flávia Carvalho Fotografia

MAZEL TOV para todos os noivos, de qualquer religião ou crença!