10 superstições antes do casamento

Gato preto: símbolo da superstição

Existe um ditado popular que diz “eu não acredito em bruxas, mas sim que elas voam”, se por casualidade já escutou esta frase, então deve saber dos rituais e superstições que estão em torno de um casamento. Zankyou te apresenta uma lista das dez superstições mais populares quando o assunto é o matrimônio e que não custa nada ficar atento a algumas delas.

A forma de comemorar o casamento sempre varia de um lugar para outro, devido a questões religiosas, culturais, entre outras. Entretanto, independente do país, rituais e tradições sempre se mantêm com o passar dos anos. Conheça os rituais mais comuns e seu significado.

Não ver a noiva antes do casamento é sinal de boa sorte
Não ver a noiva antes do casamento é sinal de boa sorte

1 – O noivo não deve ver a noiva antes da cerimônia. Este é um dos mais antigos rituais de casamento e que toda noiva segue a risca. Esta tradição vem da época que os casamentos eram acertados pelas famílias e o homem não podia ver a futura esposa para evitar que se arrependesse no último minuto.

2 – A gravata do noivo deve estar reta, pois se acredita que se a gravata estiver um pouco torta o homem será infiel. Essa crendice popular nasceu, porque alguns homens se encontravam com outras mulheres antes do casamento, o que era o motivo para que a gravata não estivesse bem alinhada.

3 – Chuva de arroz ao sair da cerimônia, este é um ritual que faz com que o casal seja fértil para ter filhos. Ao longo dos anos o arroz também passou a ser substituído por papéis coloridos, bolinhas de sabão, tudo de acordo com a criatividade dos convidados.

Chuva de arroz para os recém casados
Chuva de arroz para os recém casados

4- A noiva não deve usar pérolas, pois elas podem representar as lágrimas ao longo da vida de casado.

5 – Algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul, costume que vem da Idade Média, na qual se acreditava que usar algo novo era o símbolo do começo de uma nova etapa. Um acessório velho pela relação da noiva com o que foi sua vida antes deste dia, para o que vai ser após o matrimônio. Algo emprestado significa a união e confiança de uma amizade. Uma jóia ou roupa de cor azul, já que a cor representa a fidelidade dos noivos.

O novo, o velho e o significado das cores
O novo, o velho e o significado das cores

6- Ruídos e músicas x maus espíritos - Em muitos países um dos costumes é fazer uma caravana atrás dos noivos para sair da igreja e dirigir-se ao local da festa. Durante o trajeto se tocam buzinas, se colocam músicas e inclusive se amarram latas na parte de trás do carro que leva os noivos até o local da festa. Tudo isso, se acredita que espanta a má sorte e os maus espíritos.

7 – Segunda sim, terça não, sexta sim – Na Idade Média, se cuidava dos mínimos detalhes de um casamento para que se atraísse boa sorte. As segundas-feiras representavam o dia da lua que atraia abundância e fertilidade, enquanto que as sextas-feiras eram para a deusa da beleza e do amor: Vênus, que supõe assegurava o amor eterno para o casal. Por outro lado, existe um ditado que diz “ na terça-feira nem te case nem da tua casa te afaste”. Este refrão popular vem da Roma Antiga, porque a terça-feira era o dia do Deus da Guerra.

A moda das latas no carro dos noivos
A moda das latas no carro dos noivos

8 – O vestido da noiva, o costume é se casar de branco, mas além disso o azul também é um substituto ao branco, pelo seu significado. Jamais casar-se de preto, pois significa a morte ou de verde (esta é a cor da infidelidade).

9 – Começar com o pé directo – ao caminhar até o altar para assegurar a vida do casal sem obstáculos e feliz, seguindo o ditado que diz que “tudo que começa bem, termina bem”.

A pureza do véu da noiva
A pureza do véu da noiva

10 – O véu da noiva – é um elemento fundamental em algumas culturas. Para alguns representa a juventude, para outros a pureza que será descoberta pelo homem, porém para os mais supersticiosos o véu da noiva protege dos maus espíritos e da inveja ou ciúmes que se pode despertar entre os convidados.

Acreditar ou não nesses rituais, essa é a dúvida. O que sim podemos assegurar é que não importa quantos sejam os rituais que sigas no mundo. Sempre que existe o verdadeiro amor, essas crendices populares são o menos importante.

E você conhece alguma outra tradição?

  • 0
    0

    sobre mostrar o vestido da noiva antes do casamento?
    traz má sorte…?eis a questão!!!

    Responder Deixe seu comentário

    fabiola-love2
    • A questão, na minha opinião, não é a má sorte, mas sim o brilho da surpresa, se você mostrar o vestido antes, a surpresa de vê-lo na hora do casamento não será a mesma.