BR Login

10 dicas para escrever convite perfeito

Sabe como redigir o convite do seu casamento? Foto: Mr. Wonderful

Uma vez decididos o dia e os detalhes do casamento, é a hora de começar a pensar na lista de convidados e no modelo do convite. Apesar da infinidade de modelos que se pode encontrar atualmente, alguns detalhes são padrões e devem ser seguidos. E para ajudar nessa tarefa, nós do Zankyou preparamos 10 dicas para você montar um convite perfeito.

1 – Quando começar a pensar na lista de convidados leve em conta certos casos especiais, como, por exemplo, casais divorciados (descubra se o divorcio é recente). É sempre bom revisar a lista definitiva e ordenar por grupos de idade, relação ou compromisso, com o objetivo de distribuir de forma conveniente as mesas do buffet.

2 – Os convites costumam ter um formato padrão, mas cada vez mais a criatividade e imaginação estão presentes nos convites de casamento. Nos convites clásicos se inclui os nomes dos noivos e dos pais comunicando aos convidados sobre a união, o local e a hora tanto da cerimônia quanto da festa, assim como, o endereço de ambas as famílias e a solicitação de confirmação de presença.

3. Se um dos pais é viúvo, se coloca só o seu nome e no caso da mãe ser viúva se faz referência ao marido (exemplo: Maria, viúva de João).

4- Abaixo desses dados se adiciona algum texto no convite, como por exemplo: “Tem a honra de participar da união dos seus filhos (os nomes de quem está se casando) e convidar para a cerimônia que se celebrará no dia (colocar a data e local) e posteriormente a recepção que será (local da recepção). Na linha de baixo se pede confirmação e na  última linha a esquerda aparece o endereço da noiva e do outro lado o do noivo.

O protocolo também se aplica aos convites de casamento. Foto: Mr. Wonderful

5 – Estes modelos tradicionais convivem hoje com outro tipo de convite, no qual os noivos convidam diretamente. Isso é muito comum no caso de segundo casamento ou com casais que já tem filhos. Este modelo será praticamente igual ao convencional, apenas com a diferença que se retiram os nomes dos pais.

Até hoje, o convite tradicional é o mais escolhido entre os noivos. Foto: Carlos Leandro

6 – Se o lugar da celebração é de difícil acesso é aconselhável incluir um mapa para que as pessoas possam chegar até o local com facilidade.

7-  Os envelopes se escrevem a mão ou com um calígrafo profissional, com tinta preta e sem abreviaturas nos nomes e sobrenomes.

Atenção aos nomes dos convidados na parte externa ou no envelope do convite! Foto: Rodrigo Zapico

8 – Se algum dos filhos do casal é maior de idade e vai acompanhado, o correto é que sejam enviados convites separados ao filho e a sua acompanhante. No caso de que a pessoa convidada receba um tratamento especial por algum cargo importante que exerça no convite deve ser nominado da seguinte forma: Excelentissimo. Sr. Dr. + o nome da pessoa.

9 – Os convites devem ser enviados ao menos dois meses antes para que os convidados tenham tempo de organizar suas agendas e fazer os preparativos necessários. O correto é que seja entregue em mãos, tendo em vista que é um acontecimento familiar e social. Para o caso de enviados por correio, é aconselhável que, antes mesmo de enviar, os noivos façam algum contato prévio para avisar do envio.

Entregar o convite em mãos é fazer parte da emoção de seu convidado ao recebê-lo! Foto: Rodrigo Zapico

10 – Atualmente, é costume enviar um único convite com as informações do casamento religioso ou civil e a recepção.

Queremos saber: como vai ser seu convite de casamento?

Conheça mais fornecedores de convites de casamento.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (6)

respireecase
25 fev de 2012

adorei as dicas

bju

respireecase.blogspot.com/

Replay
joana_ana
5 mar de 2012

Gostei muito das dicas, vão me ajudar a endereçar melhor o meu convite que é lindo, da marca Peachy

http://www.worldofpeachy.com

bjinhos

Replay
barrosbrunasilva
21 jan de 2013

Muito obrigado, me caso no fim desse ano, e tudo oque eu puder economizar para mim e meu noivo é uma beleza, fui cotar convite de casamento em lugares específicos aqui na minha cidade e esta um absurdo.

Replay
Rafaella
24 jan de 2013

Obrigada Bruna!
Aproveite que se casará e se puder recomende a outras noivas, aproveite para participar e quem sabe ganhar a viagem ao Tahiti!
http://zankyou.terra.com.br/p/ganhe-2-viagens-para-o-tahiti-com-o-zankyou-42886

silvanasilva
11 mar de 2013

Ola querida! o casal ja tem um filho de 4 anos e quer que ele convide juntamente com os avós como fica no convite ??
Bjs Silvana

Replay
jaqueline.amaral25
17 jun de 2013

boa dica para meu casamento

Replay

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação